A
A
Balde
Teclado

Mind the Gap do Ibracon é destaque em site da IFAC

25 de outubro de 2023

Artigo que inicia a série foi publicado na seção “Knowledge Gateway”

No dia 23 de outubro, o primeiro artigo da série Mind The Gap do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil foi destaque na seção “Knowledge Gateway” do site da International Federation of Accountants (IFAC).

O artigo “Do you know the role of the Independent Audit?” (traduzido do português “Você conhece o papel da Auditoria Independente?) permite que o leitor conheça o papel e a relevância da Auditoria Independente, bem como as responsabilidades dos demais atores envolvidos na governança das empresas.

Para ler o material completo, em inglês, clique aqui. Já a versão em português do artigo está disponível no site do Ibracon, clique aqui para ler.

O que é o Mind The Gap?

A frase “Mind the Gap” virou símbolo do metrô londrino. Alerta sobre a existência de uma lacuna entre o trem e a plataforma da estação para que os usuários fiquem atentos e evitem, assim, qualquer acidente.

Assim como no metrô londrino, muitas vezes a Auditoria Independente enfrenta um gap de expectativas que não deve ser ignorado. Pode haver, por exemplo, um gap de expectativas entre a atuação do auditor e o que a sociedade espera do seu trabalho, que perpassa, também, pelas obrigações legais e regulatórias sobre a responsabilidade da profissão.

Na série, o gap de expectativas será tratado em três diferentes perspectivas: o gap de conhecimento discutirá o que a sociedade pensa que é de responsabilidade da auditoria e o que de fato é; o gap de desempenho explica a atuação do auditor e o que é esperado pelas normas e legislação vigentes; e por fim, o gap de evolução tratará sobre como a auditoria pode evoluir e ser aprimorada com o uso de novas tecnologias.

A série ainda prevê artigos sobre princípios fundamentais de ética do profissional, independência e ceticismo, continuidade operacional, entre outros. “Muitas vezes o desconhecimento dos limites impostos pela legislação e pela própria atuação profissional dos auditores faz com que surjam expectativas descoladas da realidade com relação ao seu papel e desempenho. Além de esclarecer essas questões, o Mind The Gap vai ao encontro do entendimento do Ibracon de que o conhecimento das atribuições da auditoria é essencial para constantemente aprimorá-las”, explica Rogerio Mota, diretor Técnico do Instituto.

Por Comunicação Ibracon