A
A
Balde
Teclado

Internacional: Emmanuel Faber continuará como presidente do ISSB até o final de 2027

21 de dezembro de 2023

O segundo mandato de Faber terá início em 1º de janeiro de 2025 e terminará em 31 de dezembro de 2027

Os curadores da Fundação IFRS anunciaram que Emmanuel Faber cumprirá um segundo mandato de três anos como presidente do International Sustainability Standards Board (ISSB), quando seu atual mandato terminar em dezembro de 2024, dando clareza ao mercado sobre a estabilidade e continuidade da liderança do ISSB.

O anúncio antecipado da renomeação reflete o apreço dos curadores pelo ISSB que entrega requisitos projetados para criar uma linha de base verdadeiramente global de divulgações de sustentabilidade. Sob a liderança de Faber, o ISSB continuará a se envolver com jurisdições na adoção regulatória de suas Normas, apoiar as empresas que implementam as Normas e outras atividades técnicas.

O segundo mandato de Faber terá início em 1º de janeiro de 2025 e terminará em 31 de dezembro de 2027.

Sob o mandato de Faber, o ISSB tornou-se um normatizador mundialmente reconhecido e respeitado. Em seus dois primeiros anos, o ISSB:

– formou um conselho eficaz e funcional que emitiu as normas inaugurais IFRS Sustainability Disclosure Standards, IFRS S1 General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information e IFRS S2 Climate-related Disclosures;

– reduziu a “sopa de letrinhas” das divulgações de sustentabilidade, baseando-se e incorporando normas e estruturas da Value Reporting Foundation, do Climate Disclosure Standards Board e da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) nos padrões ISSB;

– garantiu o endosso de suas Normas pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) e publicou um roteiro para apoiar a adoção jurisdicional;

– consultou sobre as próximas áreas de foco para divulgações de sustentabilidade;

– desenvolveu um programa de capacitação para apoiar a aplicação das normas ISSB no mercado;

– estabeleceu grupos consultivos para facilitar o engajamento estruturado com todos os grupos de stakeholders; e

– engajou-se com sucesso com outros órgãos e autoridades no campo da definição de normas de sustentabilidade para facilitar a interoperabilidade das normas ISSB com outros requisitos e estruturas.

A liderança do ISSB também inclui dois vice-presidentes. Sue Lloyd começou em sua função em março de 2022 e foi fundamental na concepção e lançamento dos primeiros padrões ISSB. Jingdong Hua iniciou seu papel em outubro de 2022 e lidera os esforços de capacitação do ISSB e outras iniciativas que apoiam a implementação dos padrões. Seus mandatos iniciais de quatro anos continuam até 2026.

 “Emmanuel e sua forte equipe cumpriram todos os compromissos que estabelecemos na COP26 em Glasgow, nos dois anos desde que anunciamos a criação do ISSB. Os curadores estão gratos pelo progresso significativo e satisfeitos em confirmar que haverá estabilidade e continuidade na liderança do ISSB para aproveitar o sucesso do ISSB até o momento” disse Erkki Liikanen, presidente do Conselho Curador da Fundação IFRS.

“Estou entusiasmado em continuar liderando o importante trabalho do ISSB para atender à demanda dos investidores por informações relacionadas à sustentabilidade. As conquistas do ISSB são o resultado de uma equipe forte, diversificada e dedicada” disse Emmanuel Faber, presidente do ISSB.

A nomeação de Faber para um segundo mandato recebeu todo o apoio do Conselho de Acompanhamento da Fundação IFRS, que compreende as autoridades do mercado de capitais e fornece uma ligação formal entre a Fundação IFRS e as autoridades públicas.

Fonte: Comunicação IFRS Foundation