A
A
Balde
Teclado

Internacional: Edição 2022 do Handbook do Iaasb já está disponível

6 de novembro de 2023

A versão atualizada do Handbook compreende os Pronunciamentos Internacionais sobre Gestão de Qualidade, Auditoria, Revisão e Outros Trabalhos Correlatos

O International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb, na sigla em inglês), lançou a versão atualizada do Handbook, que compreende os Pronunciamentos Internacionais sobre Gestão de Qualidade, Auditoria, Revisão e Outros Trabalhos Correlatos.

Esta nova edição, referente ao ano de 2022, apresenta um conjunto revisado e atualizado de normas relacionadas à gestão da qualidade do Iaasb, destacando a Norma Internacional sobre Trabalhos Correlatos (ISRS) 4400, agora revisada e abordando Engajamentos de Procedimentos Acordados.

Dentre as principais inovações e adições, a edição de 2022 inclui as seguintes normas que ainda não estão em vigor nesta versão e estão disponíveis no fim do Volume 1:

– ISA 600, revisada, abordando Considerações Especiais na Auditoria das Demonstrações Contábeis do Grupo, incluindo o trabalho dos auditores componentes; e

– Alterações correspondentes em outras normas internacionais associadas à edição da ISA 600 revisada.

No contexto da implementação no Brasil, a coordenadora do Comitê de Normas de Auditoria (CNA) do Ibracon, Viviene Bauer, informa que todas as normas emitidas pelos órgãos internacionais, tais como Iaasb, Iesba, IPSASB, Iasb e ISSB (da Ifac e da IFRS Foundation), são traduzidas para o português e revisadas pela equipe técnica do Ibracon, em colaboração com grupos de trabalho. Isso visa proporcionar uma leitura fluida e garantir que os termos estrangeiros estejam alinhados com a terminologia utilizada no contexto brasileiro.

Após a tradução final, as normas são encaminhadas para a entidade brasileira responsável, que pode variar conforme a demanda, entre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), o Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Posteriormente, as normas passam por revisão e pelo devido processo de emissão, até que sejam publicadas em sua versão final.

Viviene enfatiza a importância de os profissionais de auditoria manterem uma leitura constante das normas e recorrerem ao handbook sempre que surgirem dúvidas ou houver necessidade de orientação específica, pois o guia oferece material auxiliar e exemplos elucidativos.

Para adquirir o Handbook ou solicitar impressão, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC