A
A
Balde
Teclado

Internacional: Comissão Europeia, EFRAG e ISSB confirmam alto grau de alinhamento de divulgação climática

31 de julho de 2023

A Comissão Europeia emitiu hoje, 31, as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS), que entram em vigor em 2024.

Para coincidir com a publicação, a Comissão Europeia, o EFRAG e o International Sustainability Standards Board (ISSB) estão fornecendo uma atualização sobre suas discussões sobre alinhamento e interoperabilidade entre as ESRS e os padrões ISSB.

A Comissão Europeia, o EFRAG e o ISSB trabalharam em conjunto para melhorar a interoperabilidade de seus respectivos requisitos de divulgação relacionados ao clima nos padrões de divulgação do clima. Este trabalho levou com sucesso a um alto grau de alinhamento para entidades que desejam aplicar os padrões ISSB e ESRS.

Os padrões ESRS e ISSB foram desenvolvidos com algumas diferenças. No entanto, o trabalho realizado na interoperabilidade permite que uma entidade aplique eficientemente ambos os conjuntos de padrões relacionados ao clima com duplicação minimizada de esforços.

Para ajudar as entidades que aplicarão os padrões ESRS e ISSB, a Comissão Europeia, juntamente com o EFRAG e o ISSB, trabalhará em material de orientação de interoperabilidade que possa ajudar as entidades a navegar entre os padrões e a entender onde há divulgações incrementais exigidas por apenas um conjunto de padrões.

A Comissão Europeia juntamente com o EFRAG e o ISSB continuarão a trabalhar em conjunto para otimizar a interoperabilidade de seus respectivos padrões.

Emmanuel Faber, presidente do ISSB disse: “Felicito os meus colegas europeus pela publicação das Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade. Além disso, agradeço-lhes pela colaboração positiva para alcançar o altíssimo grau de alinhamento entre os requisitos climáticos nas Normas ISSB e ESRS. Muito progresso foi alcançado. O ISSB foi chamado a fornecer divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade consistentes e comparáveis ​​para a tomada de decisões do investidor. O forte progresso recente em direção à interoperabilidade com o ESRS e o endosso dos padrões ISSB pela IOSCO demonstra o apoio internacional contínuo a essa visão e sua implementação”.

Fonte: Comunicação IFRS Foundation