A
A
Balde
Teclado

Ibracon parabeniza CFC pela aprovação da resolução para a adoção dos padrões internacionais de preparação e asseguração de Relatórios de Sustentabilidade

6 de novembro de 2023

O Ibracon manifesta, mais uma vez, seu comprometimento e da profissão de Auditoria Independente

O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil, em ofício enviado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), parabeniza o órgão regulador pela divulgação em 25 de outubro de 2023, da aprovação da resolução 1.710/2023 sobre a adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação e Asseguração de Informações sobre Sustentabilidade convergidas aos padrões internacionais.

As Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação e Asseguração de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS e NBC TAS) têm o objetivo de alinhar as práticas brasileiras às normas internacionais de divulgação de sustentabilidade emitidas pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).

A Resolução também destaca a atribuição dos profissionais de Contabilidade na elaboração de relatórios de sustentabilidade e na realização de trabalhos de asseguração sobre esses relatórios. Além disso, menciona a adoção antecipada voluntária das normas IFRS S1 e IFRS S2 emitidas pelo ISSB para a divulgação de relatórios de sustentabilidade referentes a 2024 e 2025, tornando as NBC TDS obrigatórias a partir de 2026 sempre que uma entidade divulgar Relatório de Informações de Sustentabilidade.

O documento, que também estabelece diretrizes para a conformidade com as normas internacionais, contribuindo para a integração das práticas de sustentabilidade no Brasil, posiciona a profissão contábil no Brasil como protagonista no tema, trazendo as melhores práticas internacionais para o nosso mercado, ao mesmo tempo em que demonstra o nosso compromisso com a agenda ESG e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

O Ibracon manifesta, mais uma vez, seu comprometimento e da profissão de Auditoria Independente, nesse importante processo de adoção das referidas normas no ambiente brasileiro.

Por Comunicação Ibracon