18 de janeiro de 2024
Todos os artigos já estão disponíveis
O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil lançou em fevereiro de 2023, a série “Mind The Gap”. A iniciativa, que teve início em 2022, tem o objetivo de abordar o papel da Auditoria Independente para os diversos públicos de interesse e reduzir, assim, o gap de expectativas, apresentando as responsabilidades e limites de sua atuação.
“Muitas vezes o desconhecimento dos limites impostos pela legislação e pela própria atuação profissional dos auditores faz com que surjam expectativas descoladas da realidade com relação ao seu papel e desempenho. Além de esclarecer essas questões, o Mind The Gap vai ao encontro do entendimento do Ibracon de que o conhecimento das atribuições da auditoria é essencial para constantemente aprimorá-las”, explica Rogerio Mota, diretor Técnico do Instituto.
Auditoria Independente em 10 artigos
Confira todos os artigos da série:
Artigo 1 – Você conhece o papel da Auditoria Independente? – o leitor conhecerá o papel e a relevância da auditoria independente, bem as responsabilidades dos demais atores envolvidos na governança das empresas.
Artigo 2 – Você sabe o que é o gap de conhecimento do papel da Auditoria Independente? – por meio do artigo, o leitor conhecerá o trabalho do Auditor Independente e entenderá os limites existentes, considerando que a profissão é uma atividade altamente regulada, ou seja, baseada em legislações e regulamentos que nem sempre condizem com o que a sociedade pensa e acredita que deva ser papel do auditor.
Artigo 3 –Você sabe o que é o gap de desempenho nos trabalhos da Auditoria Independente? – no artigo, o leitor entenderá que o gap de desempenho se coloca entre o resultado da Auditoria Independente e aquilo que a legislação requer da auditoria, com destaque a dois pontos: a possibilidade de haver normas deficientes e a capacitação dos profissionais de Auditoria Independente.
Artigo 4 –Você sabe o que é o gap de evolução na Auditoria Independente? – por meio deste artigo, o leitor entenderá que o gap de evolução está relacionado aos aspectos nos quais a auditoria pode evoluir, levando em consideração os avanços tecnológicos, o interesse público e as áreas em que ele seja capaz de agregar mais valor.
Artigo 5 –Princípios fundamentais de ética e ceticismo do Auditor Independente– o artigo trata de um dos valores primordiais da profissão: a ética. Na Auditoria Independente, a ética profissional tem o propósito de viabilizar ao auditor o bom cumprimento de sua função na sociedade
Artigo 6 – Você sabia que a independência é imprescindível na Auditoria Independente? – o artigo trata sobre como a independência está intimamente relacionada aos princípios fundamentais de objetividade e de integridade do auditor. Não é à toa que – de tão valiosa que é para a auditoria – a independência faça parte do próprio nome da profissão.
Artigo 7 –Erros, fraudes e as responsabilidades da Auditoria Independente e dos preparadores das Informações Financeiras – o artigo trata sobre como um bom sistema de governança é essencial para mitigar o risco de erros, fraudes ou descumprimentos de leis ou regulamentos.
Artigo 8 – A continuidade Operacional e o papel da Auditoria Independente – o artigo aborda a importância do tema para o auditor independente, que apura se a base utilizada pela administração para a elaboração das demonstrações é aceitável, verifica se existe incerteza operacional relevante e, nesse caso, avalia se ela foi corretamente informada pela administração.
Artigo 9 – Você sabia que os auditores independentes também são auditados? – o artigo mostra que a profissão, altamente técnica e relevante para a sociedade, faz com que a supervisão e o acompanhamento dos profissionais e das firmas de Auditoria Independente sejam igualmente auditados de forma rígida.
Artigo 10 – Auditoria para além do balanço: asseguração de informações ESG – o artigo aborda a importância crescente das empresas divulgarem seus relatórios de informações ESG e o papel da Auditoria Independente na asseguração dessas informações, trazendo confiabilidade para o mercado e para a sociedade.
Por Comunicação Ibracon
Para acessar este conteúdo é preciso estar logado como associado.